top of page

Qual o tempo ideal de uma palestra?

  • Foto do escritor: Fernando Lazarini
    Fernando Lazarini
  • 16 de out. de 2019
  • 2 min de leitura

Atualizado: 18 de out. de 2019




Vivemos em um mundo repleto de informações e isto não é novidade para ninguém. Todos os dias as redes sociais, e-mails, sites de noticias, rádios, jornais e TVs trazem um volume inimaginável de informações todos os dias. A busca por nossa atenção tornou-se a obsessão das empresas de noticias no século XXI.


Entre as causas de nossa crescente ansiedade está o acúmulo de informações desestruturadas em nossa cérebro, segundo o Dr. Augusto Cury. [1]


Neste mesmo contexto o palestrante precisa pensar de forma muito objetiva o que e como transmitir a seus ouvintes uma mensagem clara e relevante, levando em conta que nosso público está submetido e este imenso volume de informações.


O que fazer para que nossa informação seja lembrada?


Um dos itens mais importantes é o tempo que falamos.


Segundo o Carmine Gallo, um respeitado treinador de lideres e que estudou de forma exaustiva muitas palestras da plataforma TED.com, o tempo ideal para transmitirmos qualquer assunto é de 18 a 20 minutos. Em seu livro TED: Falar, Convencer, Emocionar (página 219) ele mostra que 18 minutos é o tempo estimulado pela site para os oradores fazerem sua apresentação. [2] Carmine enumera vários argumentos a favor deste tempo. Entre elas:


1- "Pensamento, fala e escuta são atividades que consomem muito fisicamente'
2- "É mais exaustivo ouvir uma apresentação do que costumamos acreditar"
3- "Os ouvinte também ficam ansiosos"

Restringindo o tempo, somos obrigados a escolher entre todas as informações que coletamos em livros, jornais, revistas e a partir dos meios digitais, as informações mais relevantes para nossa palestra e assim temos mais chances de cativarmos o público e nossa mensagem ser lembrada por mais tempo. Sem sermos cansativos.


Ótima palestra a todos.


Referências Bibliográficas

[1] Augusto Cury. Ansiedade 2.

[2] Carmine Gallo. TED: falar, convencer, emocionar.


 
 
 

Comentários


©Fernando Lazarini. Oratória Descomplicada CNPJ 10.015.406/0001-00.  Orgulhosamente criado por Wix.com

bottom of page